Ler, reler e criar

Ação 2


A prática da leitura como veículo privilegiado de aprendizagens e construção de múltiplos saberes e experiências. 

2019/2020


FASE FINAL DAS OLIMPÍADAS DA LEITURA


No dia 23 de junho realizamos a Fase Final das Olimpíadas da Leitura. Esta atividade, integrada no projeto aLer+, é promovida anualmente pela secção de português,   pelos professores titulares de turma e pela  Biblioteca Escolar.

Este ano a prova assumiu um novo formato, na modalidade de videoconferência, e contou com a participação de vinte e oito alunos dos três ciclos de ensino, do 3.º ao 9.º ano de escolaridade.
Os alunos selecionaram  um livro à sua escolha para lerem um excerto e apresentar os motivos dessa opção. Na segunda parte,  falaram sobre a experiência do ensino à distância.

Divulgamos os livros apresentados.

3.º ciclo





2.º ciclo




1.º ciclo









                            ⇼

Blind Date with a Book- Livro Mistério




Atividade de leitura realizada com todas as turmas do 7.º ano na Semana da Leitura na disciplina de Português.
Etapas:

  • Selecão de  25 livros
  • Encardenação dos livros com papel de embrulho e identificação com um número.
  • Escolha de uma página estratégica pré-selecionada, identificada com marcador.
  • Disposição dos livros em mesas, de modo a que o leitor possa rodar, sentar-se e ler a pré-seleção.
  • Cada leitor tem 2 minutos para ler a pré-seleção.
  • Ao som de uma campainha, os leitores rodam um lugar e leem outra pré-seleção.
  • Repete-se o processo até fazer 20 minutos.
  • No final, cada leitor regista numa tira, colocada junto ao marcador, a sua perspetiva sobre o livro que tem na mão: “Eu levava este livro comigo porque… ou “eu não levava este livro porque…
  • No fim da atividade, o leitor coloca a sua tira no placard Livro mistério: “Blind date with a book”, na respetiva coluna: “Levava comigo este livro” ou “Não levava comigo este livro”. 
  • A BE revela os títulos mais populares. 





ESCAPE ROOM


Na Semana da Leitura e integrado no projeto "Construir s@beres na Biblioteca Escolar" propusemos um desafio aos alunos do 5.º ano sobre a leitura da obra “Fernão de Magalhães-o circum navegador” de Luísa Ducla Soares.
Após visualizarem o vídeo promocional do Escape Room, os alunos ficaram presos durante 50 numa sala virtual. Para conseguirem escapar tinham de decifrar 6 enigmas relacionados com a obra da autora e pôr à prova os conhecimentos, sendo o trabalho em equipa e a colaboração a chave para o sucesso da atividade.

O empenho e a concentração fez com que todos os alunos descobrissem o código secreto para abrir o cadeado da “liberdade.”

VER AQUI


Roda de livros com saber e sabor




A atividade funciona na Biblioteca Escolar (BE) de cada  dos centro escolares de Merelim S. Paio e de Merelim S. Pedro. É dinamizada pelas duas professoras da equipa da BE em funções nessas bibliotecas e em articulação com as titulares de turma do 1º ciclo. 
Todas as semanas / ou quinzenalmente os alunos requisitam um livro da sua preferência para leitura em contexto familiar. Terminado o prazo estipulado para a leitura domiciliária, os alunos, acompanhados pela docente titular de turma, vão à biblioteca para desenvolveram a atividade. 
Cada aluno dá a conhecer  o livro que leu, fazendo referência ao título, ao autor/ilustrador e traça uma breve sinopse da obra/história lida, podendo incluir leitura de excertos da mesma. 
Cada apresentação é seguida da opinião do aluno sobre o livro, podendo recorrer a barras plastificadas fornecidas pela biblioteca (em forma de marcador de leitura) que contêm breves frases/opiniões (ex. “Adorei.”; Fiquei inspirado.”; “É espetacular.”, “Não gostei.”, “Fiquei a pensar.”, “Aprendi.”…). 
Estas barras têm o intuito de desbloquear eventuais constrangimentos, orientando os alunos na fundamentação da sua opinião sobre o livro. A atividade decorre ao longo do período e pretende-se que todos os alunos apresentem pelo menos uma leitura. 




Projeto de Leitura da obra "O cavaleiro da Dinamarca" com os alunos do 7.º ano em parceria com a docente de Português com o objetivo de desenvolver a competência leitora e a literacia digital.
Todas as turmas produziram o seu Genial.ly e publicamos um exemplo.








Dia Mundial da Leitura em Voz Alta


Neste âmbito, os alunos e professores aceitaram o desafio proposto pelo Plano Nacional de Leitura e partilham as suas leituras.





                            ⥈
 aLer+ Teatro




O tradicional Recital "a Ler+ no Natal" foi, uma vez mais, recheado de momentos de sonho e magia, onde alunos, pais e professores se uniram em torno da leitura. A apresentação da peça de teatro "O julgamento do Pai Natal" juntou em palco os 23 alunos do Clube de Teatro, convidando todos os presentes a vivenciar o verdadeiro sentido do Natal.



 ⟶À Roda de livros 








Objetivos 
Conhecer a diversidade de géneros que a biblioteca tem para emprestar. 
Motivar para a leitura autónoma ou em família. 
Desenvolver competências de oralidade e argumentação.

Destinatários: Todos os alunos do 2.º ao 4.º ano das Bibliotecas de Merlim S. Paio e Merelim S. Pedro
Dinamização: Equipa da BE e titulares de turma

As crianças requisitam os livros e em  semicírculo  na Biblioteca, quinzenalmente dão a conhecer os livros que leram  e recomendam (ou não) a leitura desse livro a um colega, dando as suas razões.                                               

2018/2019



⇾ Ler para participar - Fase final das Olimpíadas da Leitura





Parabéns a todos os alunos que participaram na fase final das Olimpíadas da leitura, na prova de argumentação e improvisação.
E os vencedores foram...


Rafaela Peixoto da Silva- 3.º ano

Inês Alexandra Ferreira- 4.º ano


José Pedro Xavier Matos- 5.º ano

Marisa Raquel Quintas - 6.º ano


Joana Filipa Oliveira- 7.º ano

Maria Beatriz Macedo - 8.º ano

Inês Maria Pereira- 9.º ano










⇾ Conta-nos uma história




Participação dos alunos do 4.º ano de Merelim S. Paio no concurso "Conta-nos uma história" com a adaptação da obra Valéria e a Vida de Sidónio Muralha e apoio da BE.


⇾TEATRO

Este projeto surge como objetivo criar o gosto pela leitura e pela produção e teatralização de textos permitindo o cruzamento de obras literárias com outras linguagens.










A equipa da biblioteca coordenou o Clube de Teatro e nesse âmbito produziram-se  três espetáculos teatrais com apresentações públicas para os alunos do 3.º ciclo e para a comunidade educativa e pais.

"A livraria dos Imortais" foi a peça encenada onde desfilaram figuras históricas como Gil Vicente, Camões e personalidades como Malala, Amy Winehouse e foram abordados temas relacionados com o Brexit,  direitos humanos com a participação dos alunos na escrita do texto.



⇾Recomendação de livros pelos alunos do 6.º ano




























⇾ Ler e ouvir a história dramatizada 



Apresentação e dramatização da leitura do livro" Camilo, um camelo na selva" de Júlio Borges apresentada pela contadora de história Inácia Cruz. 
As crianças  do pré-escolar, que também foram protagonistas da história, interagiram com entusiasmo e divertiram-se imenso com a criatividade da nossa convidada. 


Ouvir contar e escrever

O livro "Mocho Comi " de Carlos Nogueira serviu de base à sessão de escrita criativa para os alunos do 3.º e 4.º ano de Merelim S. Paio, dinamizada pela contadora de histórias Estefânia Surreia. 
A partir de duas palavras selecionadas e que teriam de integrar a história,   os alunos construíram narrativas muito interessantes que leram e partilharam com os colegas.


Ouvir contar e ler


Levar histórias e leituras a todas as crianças do 1.º ciclo, leituras capazes de estimular a sua criatividade e imaginação.


Escrita criativa


Os alunos do 2.º e 3.º ano de Merelim S. Pedro tiveram oportunidade de ouvir uma história contada pela contadora de história Estefânia Surreira e que foi o mote para, de seguida, escreveram uma história baseada no conto que ouviram.




Ler para participar 




Ler e recriar 

A propósito da obra O segredo do rio


Sara Oliveira

Beatriz Pereira


Inês




Os meninos e meninas da E.B. de Padim da Graça leram e gostaram muito do livro  "O segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares. 
A leitura  foi o mote para as ilustrações, a redação da biografia do autor e a recriação de alguns excertos.



Histórias de Natal


Todos as crianças  gostam de  histórias de Natal e não foi exceção a história do do livro "Ninguém dá prendas ao pai Natal" de Ana Saldanha, que  deu aso a outras atividades interativas criadas com o LearningApps.org muito apreciadas pelos alunos do 3.º ano das bibliotecas escolares do 1.º ciclo. 

Ver atividades

Escrita criativa


Sessões de escrita criativa
As narrativas do livro Histórias ao Telefone  de Gianni Rodari  que a Dra. Estefânia Surreia leu aos alunos foram a motivação para os jogos de escrita  a partir de palavras selecionadas pelos alunos do 5.º ano e escolhidas aleatoriamente. 
Redigiram textos grandes, textos pequenos, mas sempre com imaginação e criatividade. 




 aLer+ para criar marcadores






Atividade em articulação com Educação Visual.




 aLer+ Teatro



Da pesquisa à produção de textos dramáticos.

Os alunos e alunas do Clube de Teatro criam os seus textos para a  montagem de um espetáculo teatral. Uma das cenas será de homenagem a Malala Yousafzai.





 À roda dos livros e da leitura





Atividade muito motivadora  e inspiradora dinamizada pela Dra. Andréa Duarte do instituto das Comunidades Educativas para os alunos do 5.º ano. 
Foi um gosto ver os alunos ler descontraidamente os livros que mais lhes chamaram a atenção.
A magia do pop-up

Alguns alunos deixaram-nos as suas sugestões de leitura



Uma noite cai uma estrela de David Machado
Uma noite, cai uma estrela na terra. Um menino resolve guardá-la sem saber que a luz emitida pela estrela vai impedir toda a gente de dormir. É uma história sobre coragem, sobre superação de adversidades, sobre a aventura que é ser-se criança. (in wook)

Não há dois iguais de Javier Sobrino

… Em Não há dois iguais, Javier Sobrino e Catarina Sobral abordam o tema do afeto a partir de um ponto de vista poético, diverso e com base numa proposta enigmática que deixa os leitores em suspense até ao final do livro... ( in wook)






 Ler para participar 




Em 2018 deu-se início às Olimpíadas da Leitura no 4.º ano. Este ano a atividade foi alargada ao 3.º ano. Os alunos leem os livros autonomamente em casa ou com a ajuda da família ou professora.


2017/ 2018

⇾ aLer+ Teatro


Este projeto surge como objetivo criar o gosto pela leitura e pela produção e teatralização de textos permitindo o cruzamento de obras literárias com outras linguagens.


A equipa da biblioteca coordenou o Clube de Teatro e nesse âmbito produziram-se  três espetáculos teatrais com apresentações públicas. Apresentação do espectáculo teatral " Tadinho do rei" a partir da obra "Graças e Desgraças de el-rei Tadinho" de Alice Vieira para os alunos do 4.º ano, 2.º ciclo e pais.



Apresentação da peça de teatro "As Rainhas Magas" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada na atividade aler+ no Natal para os pais.

Apresentação do espectáculo " O capuchinho vermelho" para as crianças do pré-escolar.

⇾Olimpíadas da Leitura

Realizada trimestralmente a atividade culminou com a prestação de uma prova oral e de dramatização pelos alunos que se destacaram ao longo do ano. A final foi aberta à comunidade que elogiou o empenho e desempenho dos alunos participantes. 

⇾Ler+ para criar infografias


Exemplo de trabalhos realizados pelos alunos do 6.º ano na biblioteca a partir da leitura e da pesquisa.

⇾Ler+ para criar Podcasts 


⇾Ler+ participar em concursos



⇾Ler+ para publicar
Consultar aqui

⇾Ler+ sobre monumentos 

⇾Ler, pesquisar e escrever narrativas
Livro digital produzido pelos alunos do 6.º e 8.º ano "Lugares com História"

⇾⇾