Leituras Criativas

Projeto de promoção de leitura em voz alta de cariz perfomativo implementado no 1.º ciclo de escolaridade ( 2.º e 3.º anos)

Dinamização: professora Helena Guimarães





















Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado: 1.º e 2.º lugar 

no concurso nacional “Conta-nos uma história”

A Escola Básica de Panoias e a Escola Básica Merelim São Pedro e a turma A2 alcançaram o 1.º lugar e a turma B2 posicionou-se em 2.º lugar, na modalidade áudio e na categoria 1.º e 2.º ano de escolaridade, no Concurso Nacional “Conta-nos uma história”. A atividade desenvolveu-se no âmbito dos projetos “Leituras com Música” e “Leituras Criativas”.
Em primeiro lugar, os alunos construíram uma história, atendendo a um dos temas indicados pelo regulamento do concurso (e.g. a proteção da natureza e a ecocidadania). Bastante motivados, definiram as personagens que queriam que interviessem nas suas histórias, os espaços e as ações, com a perceção de que estavam a criar as suas obras-primas, ainda que de caráter coletivo, o que fomentou o espírito colaborativo de equipa e de entreajuda.
A fase de produção textual acabou por ser um momento de promoção da criatividade, em que a imaginação de todos alunos foi desafiada e todos tiveram a oportunidade de experimentar as suas ideias no texto e perceber se funcionavam ou não, com ou sem ajustes ou outras contribuições. Neste momento de construção textual partilhada, sobressaiu a pluralidade dos grupos que foi integralmente respeitada, bem como a integração de todos os elementos das turmas.
Seguidamente, houve um profundo trabalho e treino em torno da leitura em voz alta, antes de se avançar para a distribuição do texto por todos os alunos. Foi uma espécie de casting e não foi nada fácil nem rápido, sendo que todos participaram nessa seleção.
Paralelamente a este processo de atribuição e de apropriação textual, as turmas foram ilustrando, plasticamente, as histórias, experimentando essa expressão estética e artística, semanticamente associada à escrita e à leitura.
Em seguida, sobreveio a fase da gravação das vozes e o devido cuidado com a articulação, com a fluência, com as pausas, com o ritmo, com a projeção vocal e com a expressividade. Os alunos revestiram-se de coragem, no sentido de vencerem os seus receios, e de responsabilidade, já que todos queriam fazer o melhor possível, com brio e seriedade. Estavam todos motivados e entusiasmados. No final, ainda fizeram o resumo da história para acompanhar o trabalho.No caso da turma vencedora de 2.º ano, enquadrada no Curso Básico da Música, o trabalho passou pela integração dos instrumentos que tocam na narração. Na distribuição dos fragmentos textuais e das falas, foram experimentando, conjuntamente, os sons e incluindo os mesmos nessa partitura da leitura.
A edição dos ficheiros áudio foi um burilar extenuante, mas assaz satisfatório em termos de resultados, sobretudo aquando da partilha com as turmas. Foram notórios os brilhos nos olhares dos alunos e as suas reações esfusiantes face ao trabalho concluído.
É de realçar que o agrupamento propôs doze trabalhos a concurso, em todas as escolas básicas que o constituem, sendo que onze trabalhos foram implementados e desenvolvidos no âmbito dos projetos “Leituras com Música” e “Leituras Criativas”.
Todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa estão de parabéns!



Participação dos alunos e das suas famílias no concurso "Leituras Criativas em Família"

CLICAR PARA OUVIR OS PODCASTS 




No âmbito do projeto "Leituras Criativas", submetemos um trabalho original, em formato áudio, ao concurso "Conta-nos uma história".
Aprendemos a respeitar o ambiente e as pessoas invisuais. Também ficamos a conhecer novas palavras e percebemos a importância do silêncio e da concentração na gravação da narração.

Gostámos de concorrer, até porque foi o nosso primeiro concurso de leitura, a nível nacional.

Participação no concurso "Conta-nos uma história"

Hoje, submetemos o nosso trabalho, em formato áudio, destinado ao concurso nacional “Conta-nos uma história”. Foi uma emoção! Ouvimos a gravação da nossa narração, com efeitos sonoros (chuva, trovoada, sons de animais, de choro e cantilenas), e gostámos muito do resultado final!O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Leituras Criativas” e foi muito interessante, divertido e aprendemos muitas coisas: a construir uma história com as personagens que escolhemos, a contá-la e a ilustrá-la. Foi emocionante!

 

A turma E2 (da EB do Carrascal)


Para participar no concurso nacional “Conta-nos uma história”, nós escrevemos um texto, lemo-lo, ilustrámo-lo e narrámo-lo, no âmbito do projeto “Leituras Criativas”. A construção do texto foi divertida e ficamos orgulhosos pelo trabalho original que fizemos. Este trabalho elaborado pela turma, foi importante por ter tido a contribuição de todos. Gostamos do tema trabalhado, porque percebemos que todos devemos colaborar ativamente na preservação do ambiente. Para além disso, a nossa história tem duas personagens surdas e esta é uma situação que merece todo o nosso respeito e sensibilidade, perante a diferença. Em conclusão, desenvolvemos a criatividade, a imaginação, a escrita, a leitura em voz alta e retiramos uma importante lição: devemos fazer tudo para salvar o nosso planeta!

Texto coletivo da turma B3


A nossa turma participou no concurso nacional “Conta-nos uma história”, nas Leituras Criativas, e gostou muito da experiência. Em primeiro lugar, construímos uma história, atendendo a um dos temas indicados pelo regulamento do concurso: a proteção da floresta. Depois, treinamos muito a leitura do texto, distribuímos as partes por todos os alunos e ilustrámos a história. Ainda fizemos o seu resumo. Noutra sessão das Leituras Criativas, gravámos as nossas vozes, tendo cuidado com os ruídos, respeitando as pausas e articulando bem os sons. Tivemos de falar alto e pausadamente, para se perceber bem a nossa narração. Contámos a nossa história com entusiasmo e alegria. Estávamos todos muito motivados e interessados, tendo lido com bastante expressividade.

Esperamos que apreciem o nosso trabalho e que o valorizem!

A turma B2



A turma C2 (do segundo ano de escolaridade), da Escola Básica Merelim S. Paio, participou no concurso nacional “Conta-nos uma história”, com o conto original “Fantasma ecológico”. Esta iniciativa teve lugar no âmbito do projeto Leituras Criativas. Em primeiro lugar, os alunos escreveram uma história original, a partir das ideias de todos e das personagens que escolheram. Tiveram em atenção o tema da proteção ambiental. Depois de escrita a história, treinaram a leitura e distribuiu-se o texto por todos os alunos. Em seguida, a professora do projeto Leituras Criativas gravou a narração dos alunos e editou o ficheiro áudio que foi submetido a concurso, após uma cuidada ilustração do texto. Os alunos aprenderam que não se pode poluir o ambiente e que devem respeitar a natureza. Aprenderam também como devem contar uma história e adoraram participar neste concurso.



“Conta-nos uma história”

No segundo período, iniciámos o projeto que nos permitiu participar no concurso nacional “Conta-nos uma história”, no âmbito das Leituras Criativas. Começámos por criar o nosso texto, melhor dizendo, a nossa obra-prima. Decidimos coletivamente aspetos como as personagens, o local, o tempo e a ação. Depois, escrevemos a história com muita criatividade. Tivemos em consideração o tema da preservação do meio ambiente, articulando com uma das áreas temáticas da Cidadania.

Seguidamente, houve um grande trabalho à volta da leitura em voz alta. Tivemos então de selecionar quem é que ficaria com cada segmento textual. Foi uma espécie de casting e não foi nada fácil nem rápido. Quando já todos tinham o seu papel bem definido, começámos as gravações do ficheiro áudio. Tivemos de ter cuidado coma expressividade, com a fluência, com a projeção e com a articulação. Houve ainda a necessidade de vencermos a nossa timidez e os nossos receios, até porque tínhamos consciência de que era uma responsabilidade enorme e queríamos fazer o melhor possível. Para além da leitura, também fizemos a ilustração do conto. Foi outro desafio complicado que conseguimos superar. A imagem que enviamos para o concurso foi feita a quatro mãos, ou seja, um verdadeiro trabalho colaborativo. Antes de submetermos o trabalho fizemos o resumo do nosso conto, tal como todas as atividades em equipa. No final, ouvimos o áudio editado e gostamos muito do resultado. Esperamos poder participar novamente, no próximo ano letivo!

A turma C3 



Leituras Criativas em família

Mais de quatro dezenas de alunos e respetivas famílias do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado destacaram-se pelo empenho e entusiasmo com que participaram no concurso “Leituras criativas em família”, que ocorreu a distância, em formato áudio, durante o mês de fevereiro. A atividade foi promovida junto dos alunos inseridos nos projetos LEITURAS CRIATIVAS (1.º ciclo) e LEITURAS COM MÚSICA (1.º e 2.º ciclos). Teve como propósito promover a leitura em voz alta, estimulando e valorizando o gosto pela leitura expressiva nos alunos e respetivas famílias, integrando, para o efeito, o uso dos dispositivos móveis.

Os dois primeiros trabalhos premiados são provenientes da turma A2, sendo que o terceiro lugar foi protagonizado por uma aluna da turma A1, da EB de Panóias.

Participaram no concurso alunos das turmas A1, A2, B2, C2, C3, E2, F3 e 5.ºD, sendo que as respetivas professoras tiveram um papel fundamental no incentivo à participação na atividade online.

É de realçar que as leituras realizadas contaram com a colaboração de um ou vários elementos da família, sendo que as mães se evidenciaram na maior parte dos trabalhos a concurso, mais precisamente em 34 gravações áudio. Quanto aos pais, deram a sua voz a 10 trabalhos submetidos a concurso, sendo que os irmãos marcaram presença e voz em 8 gravações.





 
EB do Carrascal | 2.º ano | "O Presépio"

    


EB do Carrascal | 3.º ano | Quadras de Natal


EB Merelim São Pedro | 3.º ano | "Votos de um Feliz Natal"


   
 EB Merelim São Pedro | 2.º ano | "Eu queria ser Pai Natal" 

EB do Carrascal | 3.º ano | "A minha identidade"

   
 EB do Carrascal | 2.º ano | "Sete vezes"

 
 

 
EB Merelim São Paio | 2.º ano | "Uma família de águias"

 

EB Merelim São Pedro | 2.º ano | "Lenda de S. Martinho"




Leituras Criativas na turma C3

Neste projeto, lemos em voz alta, tentando articular melhor as palavras. Tomamos consciência da importância em fazer as pausas adequadas. Percebemos que é fundamental treinar a leitura e praticamos vários tipos de leitura expressiva. Por vezes, lemos em grupo e até cantamos os textos!
Quando lemos melhor um texto, percebemo-lo melhor! 
A leitura em voz alta também é essencial, porque nos permite comunicar melhor com os outros, no nosso dia a dia, até porque aprendemos novas palavras e expressões. 
Concluindo, a leitura é muito útil e devemos aperfeiçoá-la, para sermos melhores cidadãos!



Leitura Criativas na turma B3

As Leituras Criativas acontecem semanalmente e são muito divertidas, porque nos ajudam a ler e a escrever melhor. Quanto mais lermos melhor escrevemos. Com este projeto, aprendemos novas palavras e a articularmos melhor o que lemos em voz alta. 
Um outro aspeto importante do projeto é desenvolver a atenção, principalmente quando gravamos textos. Habituamo-nos a treinar a leitura, lendo várias vezes em casa, para os pais. 
Antes de começarmos a ler em voz alta, fazemos o aquecimento da voz e do corpo e trabalhamos técnicas de respiração. 
Este projeto está a ser criativo e divertido!

Texto coletivo da turma de 3.° da EB de Merelim São Pedro 



Leituras Criativas na EB do Carrascal

Às quintas-feiras, a professora Helena trabalha connosco a leitura em voz. Aprendemos a ler com mais fluência e com mais atenção. Com este treino, já conseguimos ler melhor as legendas das séries na televisão. 
Gostamos muito de gravar os textos com as nossas vozes, porque assim podemos mostrar aos nossos pais. Ficamos com uma dicção muito bonita. 

Este projeto é muito bom e divertido!





Leituras Criativas na turma C2

Nós gostamos muito de ler em voz alta, porque é bastante emocionante e divertido. 
Nas Leituras Criativas, lemos textos variados, de diferentes formas. Alguns deles são gravados, depois de os treinarmos bem.
Gostaríamos de partilhar estas leituras com os nossos pais e familiares.