aLer+ em família




⇾ Concurso "Conta com a Família" (MIBE 2021)

 
 
 
 
 






Comentários de duas mães participantes

  Foi muito engraçado. Tínhamos decidido ir passear até à praia nessa tarde de sábado e levámos a história. Porém, começou a chover e acabámos por passear de carro. Aproveitámos a viagem para explorar o ritmo da leitura e “brincar” com as vozes das personagens. Chegámos a casa e gravámos. Foi tudo muito espontâneo e natural.

  Adorámos participar no “Conta com a Família”!

 Foi um excelente momento entre mãe e filha, com muita criatividade e diversão.

Inês Cunha e sua mãe, Carla Cunha

 

 

 

  O concurso Conta com a Família foi uma experiência super interessante que nos proporcionou um momento didático e muito divertido em família. Adoramos participar e promover o crescimento do gosto pela leitura.

 Parabéns pela iniciativa! Venham mais... Obrigada pela oportunidade!

 Atentamente,

 Família da Carolina Vieira



 




Concurso inédito: CONTA COM A FAMÍLIA

Oitenta e sete alunos e respetivas famílias do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (Braga) evidenciaram-se pelo empenho e entusiasmo com que participaram no concurso “Conta com a Família”, organizado pela Biblioteca Escolar, que ocorreu a distância, em formato áudio, entre o dia 1 e 20 do mês de outubro.

A atividade foi promovida junto dos alunos das cinco escolas de 1.º ciclo. Teve como propósito promover a oralidade e a tradição oral (contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, no âmbito da temática do Mês Internacional da Biblioteca Escolar), bem como estimular e valorizar o gosto pela leitura expressiva nos alunos e respetivas famílias, integrando, para o efeito, o uso dos dispositivos móveis.

Os vencedores são os seguintes: 1.º lugar - Leonor Ferreira; 2.º lugar “ex-aequo” – Íris Pinto e Inês Cunha; 3.º lugar – Carolina Vieira; Menção honrosa – Gustavo Brás. Os trabalhos premiados são provenientes da turma A1, da EB de Panóias, sendo que há ainda a registar uma menção honrosa atribuída a um aluno da turma C4, da  Merelim S. Paio. Participaram no concurso alunos de catorze turmas (A1, A2, A3, B3, B4, C1, C2, C3, C4, E1, E2, E4, F3 e F4), sendo que as respetivas professoras tiveram um papel fundamental no incentivo à participação na atividade online. As turmas com mais participações foram as turmas A1 (20 participantes), A2 e B3 (9 participações), bem como a turma A3 e F4 (8 participações), seguidas das turmas C3 (7 participações) e C2 a par da E2 (6 participações).É de realçar que as narrações realizadas contaram com a colaboração de um ou vários elementos da família, sendo que as mães estiveram presentes na maior parte dos trabalhos a concurso, mais precisamente em 81 gravações áudio. Quanto aos pais, deram a sua voz a 36 trabalhos submetidos a concurso, sendo que os irmãos marcaram presença e voz em 29 gravações. Ainda houve a colaboração de outros familiares como avós (4), tios (3) madrasta (1), padrasto (1) e madrinha (1).Os critérios de classificação e correspondente votação incidiram sobre a dicção, a articulação, a fluência, o ritmo, bem como a expressividade na narração.O júri integrou a Subdiretora e a Assessora da Direção, bem como uma docente de 1.º ciclo que integra a Equipa da Biblioteca Escolar, na EB Mosteiro e Cávado.

A entrega dos certificados e dos prémios para os alunos premiados (e respetivas famílias) far-se-á em momento a determinar posteriormente. De qualquer forma, todos receberão um certificado de participação no concurso, independentemente da avaliação obtida. O mesmo sucederá às turmas com mais participações.

Parabéns a todos os concorrentes, aos premiados e a todos os que apoiaram este evento que se pautou pelo sucesso em prol da leitura!
















Voluntários da leitura 
 Participação dos pais ou outros familiares e convidados na leitura de histórias, poemas ou contos nas escolas e jardins de infância.


⇾"Leitura em vai e vem"




Quem leu: A mana



A habitual requisição de livros para leitura em família na Biblioteca de Merelim S. Pedro.



Quem leu: O pai


Quem leu: A mamã

Excelentes exemplos do que os pais fazem com as suas crianças em prol da leitura.





⇾"Recital de poesia aLer+ no Natal"



Como já é tradição da nossa escola, este ano, mais uma vez realizamos o recital de poesia "aLer+ no Natal. Não quisemos quebrar esta tradição, pelo que reinventamos formas de nos encontrar, de estarmos mais perto um dos outros e sentir o pulsar da alegria e entusiasmo dos nossos alunos. Optamos pela videoconferência para que alunos e alunas, mães, professoras e diretora se reunissem nesta noite para celebrar e partilhar leituras e sobretudo afetos. A nossa diretora deu início a este recital dirigindo palavras reconfortantes e de esperança aos alunos, pais e professores e a todos agradeceu a presença. Foi muito bom contar com a presença de trinta e cinco alunos e onze mães que partilharam as leituras com os seus filhos e filhas.



⇾"Leitura em vai e vem"




A caminho de casa com os livros preferidos nas novas mochilas do PNL para lerem com os pais. É assim que as educadoras de Merelim S. Pedro fazem felizes as nossas crianças, com livros e leituras.


Trabalhos ilustrados pelas crianças de Merelim S. Pedro no âmbito do projeto "Leitura em vai e em."









Trabalhos em exposição do J.I. de Mire de Tibães e de Merelim S. Pedro decorrentes do trabalho em parceria com a família na promoção do gosto pela leitura na sala e em família.
O projeto, desenvolvido em todos os jardins de infância do Agrupamento, pretende estreitar laços com as famílias que conjuntamente com as crianças registam as leituras que efetuam. 





⇾Recital de poesia aler+ no Natal 2019-2020









Mais uma vez, a equipa da Biblioteca Escolar no final do 1.º período, dinamizou o Recital de poesia aLer+ no Natal.
A noite por eleição para se cantar e ler+ a poesia dos nossos poetas, da tradição popular, mas também a poesia feita pelos nossos alunos e pais.
Estiveram presentes 62 alunos a dramatizar, recitar ou a cantar a poesia de natal e com alguns pais que se juntaram aos seus filhos para partilharem as suas emoções com uma plateia, que juntou professores, diretoras de turma, pais e familiares.
A assistir estiveram cerca de 140 pais e familiares, o que nos deixou muito entusiasmados.


⇾ (Sobre)Mesas de Leituras






Alunos, professores, pais e funcionários juntaram-se para partilhar o gosto pela leitura e pela poesia em mais uma "(Sobre)Mesa de Leituras.

⇾ Barrigada de histórias







As bibliotecas e salas dos jardins de infância encheram-se de livros novos que encantaram os mais pequenos.
Uma, duas, três, quatro histórias ou mais a pedido de alguns meninos e meninas do pré-escolar que escutaram tão atentos todas as histórias trazidas pela nossa convidada e voluntária da leitura Andréa Duarte. 
No final  todos puderam escolher e ler os livros que mais lhes agradaram. Uma experiência inesquecível!






⇾Leitura em vai e vem





Dando continuidade às ações desenvolvidas pelas educadoras de todos os jardins de infância de forma a  incentivar nas crianças hábitos de leitura e despertar o gosto pela histórias,  as  famílias do jardim de infância S.Pedro de Merelim partilharam os trabalhos que fazem com as crianças em casa relacionados com os livros  leem em conjunto.




⇾Recital de poesia aler+ no Natal 2018-2019








Como já é tradição, no último dia de aulas do 1.º período, a noite tornou-se mais luminosa, mais fraterna e mais familiar. 
Uma noite de Natal aler+ a poesia dos nossos poetas, da tradição popular e dos poetas anónimos que vamos descobrindo na  nossa escola. Foram muitos os alunos, alunas e pais que nos trouxeram momentos sentidos e emotivos, quer dizendo poesia, quer cantando, dançando ou lendo as cartas redigidas aos familiares em época natalícia pelos alunos do 9.º ano, que se puseram na pele dos soldados portugueses da 1.ª Guerra Mundial.


⇾Voluntários da leitura - Participação das famílias e comunidade na hora do conto nos jardins de infância ao longo do ano.
Dinamização de uma história musical por um voluntário da leitura, inserida no programa "A BLCS vai às escolas" nos jardins de infância.
Dinamização da história "A borboleta branca" por uma voluntária da leitura, inserida no programa "A BLCS vai às escolas" para os alunos do 1.º ano.

Dinamização de histórias por familiares, inserida no projeto "aLer+ em família" nos jardins de infância.




⇾Leitura em vai e vem
Trabalhos da famílias relacionados com os livros que as crianças leem em casa.


(Sobre)mesa de leituras 2018- recital de poesia e música pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos com a participação dos pais.


Aler+ No Natal 2017- Recital de poesia natalícia pelos alunos do 2.º ciclo com a participação dos pais.

(Sobre)Mesa de leitura 2017- Recital de poesia pelos alunos do 3.º ciclo, professores com a participação dos pais.