Leituras com Música

 Leituras com Música

Projeto de promoção da leitura em voz alta, de índole perfomativa, assente na música destinado aos alunos do ensino articulado ( 1.º e 2.º ciclo)

Dinamização: Helena Guimarães



O Ensino Articulado na EB Mosteiro e Cávado

A música é fundamental para o nosso desenvolvimento e está em toda a parte. Para além disso, a música torna-nos mais alegres, animadas, calmas e divertidas.Ficamos com vontade de dançar, cantar, sorrir, imaginar, ganhar asas e voar. Ajuda-nos a equilibrar as nossas emoções e a nossa impulsividade. 

Gostamos de ter aulas de coro, instrumento e formação musical. São aulas diferentes e divertidas!

A música é a musa inspiradora da nossa vida!!!

 

 

Alunas do 2.º ciclo (Ariana, Íris, Mariana e Margarida)

 


LER é agradável


LER é essencial




Eu queria ser Pai Natal


 



 EB Panóias | 1.º ano | "Patrícia Papaia" 

 

EB Panóias | NATAL 


EB Panóias | 2.º ano | "Cuida bem dos dentes"

 


 EB Panóias | 1.º ano | "A casa do João"  


 EB Panóias | 2.º ano | "O elefante cor-de- rosa"






Às segundas-feiras de manhã, temos LEITURAS COM MÚSICA na sala 4. Lemos em voz alta, tocamos os nossos instrumentos e fazemos gravações. É uma experiência diferente, engraçada e animada.
As gravações são bastante exigentes, pois não podemos fazer ruídos, temos de repetir sempre que nos enganamos ou articulamos mal as palavras. Além disso, temos de estar muito atentos e concentrados. Por isso, não é nada fácil, mas gostamos muito de gravar os textos com música e ouvir o resultado final.
Nós gostamos muito da professora deste projeto e também das outras professoras. A professora Helena Guimarães explica muito bem e ajuda-nos a ler com mais expressividade e respeitando a pontuação, com as devidas pausas e com o ritmo adequado.
No final do ano letivo, gostaríamos muito de fazer uma apresentação pública para os nossos pais e familiares.

Texto coletivo da turma A4, da Escola Básica de Panóias 



Para nós, a leitura é muito importante, porque ajuda a desenvolver a comunicação, descobrimos novas palavras e factos/acontecimentos, trabalhamos a imaginação, desenvolvemos a escrita e a nossa capacidade de perceber a realidade. 
Nas leituras com música, interpretamos personagens, fazemos exercícios de relaxamento e de aquecimento vocal, tocamos os nossos instrumentos, melhorando as nossas leituras.
É muito divertido, porque é diferente do que fazemos habitualmente. 

Mariana, Margarida e Francisca | 5.°D








As aulas de LEITURAS COM MÚSICA são giras, porque tocamos os nossos instrumentos musicais e aprendemos novos textos. Também cantamos os textos, tornando-os mais divertidos.
Lemos textos muito engraçados e bonitos, mas, quando gravamos, não podemos fazer barulhos que distraem e prejudicam a leitura. Temos de estar muito atentos ao nosso texto e ao texto dos nossos colegas. 
Aquecemos a voz, treinamos a leitura, praticamos os instrumentos e cantamos os textos com as melodias que conhecemos. 
Ao acompanharmos os textos com música tocada por nós a atividade fica mais completa e mais rica. 
As aulas são, portanto, muito diferentes e por isso, mais criativas.

Texto coletivo - EB de Panoias,  A2