Educação pré-escolar e 1.º ciclo

Criado com o Padlet
Ação 1. 
 
 Viajar nas histórias - Dinamização da hora do conto ou sessões de leitura encenadas por elementos da equipa da BE, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e contadores de histórias. 
À roda dos livros - projeto de promoção de leitura para desenvolver hábitos de leitura; estimular a leitura domiciliária e promover as competências leitoras e de oralidade dos alunos
 →Era uma vez... com Ciência - compreende a dinamização de uma hora do conto pela equipa da BE, seguida da realização de atividades práticas laboratoriais ou experimentais orientadas pela docente do Clube de Ciências, Sofia Damiana. 


Ano letivo 2021/22

⇾ Hora do conto





Plano Nacional de Leitura de 07 Jul 2018 - RTP Play - RTP



→ Projeto Era uma vez…com ciência







Ovos misteriosos & Ovos extraterrestres


 

No 2.º período, concretizou-se a segunda atividade do Projeto Era uma vez…com ciência nos nove grupos de crianças dos cinco jardins de infância do agrupamento.

Esta atividade, mais uma vez, conjugou as literacias da leitura e da ciência e materializou-se com a dinamização pela professora bibliotecária, Helena Guimarães, de uma hora do conto a partir da obra do Plano Nacional de Leitura «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, com o propósito de trabalhar com as crianças valores como a amizade e a ternura e de introduzir as questões da interculturalidade.

No seguimento desta hora do conto, realizou-se a atividade prática experimental «Como se fazem ovos extraterrestres?» com a finalidade, por um lado, de mostrar às crianças o caráter químico de diferentes substâncias do dia a dia e, por outro, de estas aprenderem, através de rimas, as designações de diferentes materiais de laboratório, de treinarem a técnica de pipetagem e de elaborarem registos científicos. A atividade prática experimental ficou a cargo das professoras Sofia Damiana e Susana Pinto que contaram com a inestimável colaboração, em regime de voluntariado, dos alunos Beatriz Sousa, Carlota Pinto, Eduarda Cunha, Helena Ferreira, José Peixoto, Lara Silva, Maria Barbosa, Maria Inês Marques e Rita Monteiro, da turma A do 9.º ano.
























Os dinamizadores celebram a elevada motivação, o entusiamo e a capacidade de interação e de aprendizagem das crianças e deixam algumas das suas frases de avaliação oral da atividade: «Foi mesmo UAU!», «Foi fantástico!», «Podiam vir outra vez.», «Foi tão, tão fixe!» e «Nem sei se gostei mais da manteiga ou dos ovos.».



⇾ Participação em concursos literários





→ 10' a ler








→ Contos/histórias/mitos/poesia
 
 

 
 























 →Contos à solta







 →Viajar nas histórias



O livro "Viva o peixinho!" foi uma oferta da professora bibliotecária aos meninos e meninas do pré-escolar de S. Pedro. Eles retribuíram o presente  e enviaram-me  estas lindas ilustrações. Obrigada





→Viajar nas histórias





O peixinho arco-íris,  de Marcus Pfister  foi a história escolhida para contar às crianças do pré-escolar na Biblioteca de Merelim S. Pedro.
No final, as crianças recontaram a história em grupo e falaram sobre os peixes, tema que está a ser trabalhado em sala de aula. 



 → ViVer cinema de animação  

Após visionamento da curta-metragem de animação "A Ponte", de Ting Chian Tey, fez-se a análise conjunta da situação retratada no filme. A partir dessa reflexão, a turma escreveu, ilustrou e partilhou a sua história.

  

 → Partilha de Leituras no Flipgrid

Alunos e professoras aceitaram o desafio e a partilha de leituras no Flipgrid em articulação com a Biblioteca Escolar de Merelim S. Pedro continua neste formato.

Desta vez, a partilha associou-se à comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

O Flipgrid é uma ferramenta de partilha de vídeo, de fácil utilização, que permite dar voz a todos (“Empower every voice”). O professor cria atividades/desafios e os alunos respondem em vídeo, permitindo ainda a interação com os vídeos dos colegas. Toda esta dinâmica é controlada pelo professor, o que torna o ambiente de comunicação bastante seguro, desde que acauteladas as regras de proteção de privacidade que a própria plataforma sugere.

A duração dos vídeos é geralmente curta e a sua produção pode constituir um momento lúdico de aprendizagem, como testemunham as participações destes alunos do 1.º ciclo.

 



À roda dos livros em qualquer hora e em qualquer lugar



A partilha de leituras na Biblioteca Escolar de Merelim S. Pedro mantém-se e adapta-se aos tempos em que vivemos.

Desta vez, “À roda dos livros” começou com um desafio lançado a partir do vídeo “O meu livro”, criado na ferramenta digital Flipgrid e alojado nas plataformas de comunicação das turmas, para que a partilha possa acontecer em qualquer hora e em qualquer lugar. 

Os alunos mostraram-se entusiasmados e desejosos de, futuramente, experimentarem esta forma diferente de ler e divulgar os livros. Também partilharam as suas leituras com o grupo e fez-se uma reflexão conjunta sobre as mensagens que as histórias ajudaram a construir. 


Escrita Criativa 

Atividade realizada a partir da obra "Porque é que os animais não conduzem?" de Pedro Seromenho

  

 Viajar nas histórias




Um dia mesmo perfeito,  de  Stella J Jones e Alison Eggson  foi a história escolhida pelas educadoras e contada pela equipa da BE às crianças do pré-escolar na Biblioteca de Merelim S. Pedro.
A história deu aso à  participação das crianças que partilharam com o grupo as suas vivências  do que para elas é "um dia mesmo perfeito". "Ir à praia, ir ao parque; ler um livro; fazer um piquenique; estar com os amigos; aprender coisas novas; estar um dia de sol; ouvir uma história,..." foram  algumas das frases partilhadas.
No final, as crianças recontaram a história em grupo e falaram sobre os animais, tema que está a ser trabalhado em sala de aula. 



À roda dos livros 



 












Apresentação de livros pelos alunos na Biblioteca Escolar de Merelim S. Paio. Os alunos requisitaram os livros na Biblioteca, leram e divulgaram os livros aos  colegas da turma, que seguiram de forma muito atenta todas as apresentações. 




Viajar nas histórias 







O Cuquedo e um amor que mete medo de Clara Cunha e ilustração de Paulo Galindro foi a história escolhida para levarmos às crianças do pré-escolar do agrupamento.
A história foi contada com a participação das crianças quer cantado o refrão da canção quer assumindo o papel das personagens, repetindo as frases ensaiadas, as vozes dos animais e os gestos associados a cada animal. No final o reconto em grupo e a leitura de livros sobre animais.
Para complementar a atividade, as crianças escolheram um livro sobre animais para ler, da seleção anteriormente realizada. 


→ Era uma vez ... com Ciência




Primeiro,  o conto D. Plástico, de Maria José Moreno sob a forma de teatro de fantoches pelos elementos da equipa da BE,  que alerta as crianças  para a necessidade de preservação dos oceanos e dos recursos marinhos.
De seguida, a atividade prática laboratorial «As algas vermelhas comem-se?», excelentemente dinamizada pela docente Sofia Damiana, responsável pelo Clube de Ciências. 
Os alunos e alunas do 4.º ano executaram todos os procedimentos e aprenderam as designações corretas dos materiais de laboratório e identificaram aspetos importantes do ensino experimental, como a questão-problema, a hipótese, os resultados e as conclusões e, no final, todos comem o resultado da experiência – esferas coloridas de gelatina.




Viajar nas histórias


Capacitar as crianças para a importância da reciclagem e da preservação da natureza, torná-las conscientes dos problemas ambientais foi o propósito desta dramatização levada a todos os jardins de infância " Aprender a Reciclar com o Capuchinho Vermelho ", onde as personagens da história dão uma lição de ecologia e separação de resíduos à avozinha. 


→ Viajar nas histórias

O livro O Palhaço Tristoleto de Lourdes Custódio, serviu de inspiração para a dramatização que as educadoras da equipa da Biblioteca Escolar levaram a todos os jardins de infância do Agrupamento. As crianças divertiram-se e adoraram a história.





A magia da estrela do outono de Heidi Howarth e Daniel Howarth foi o livro que a equipa da BE de Merelim S. Pedro levou a todos os Jardins de Infância. Um livro que fala de magia e de amizade e que encantou os meninos e meninas com o teatro de fantoches.



  →Era uma vez...com Ciência


As crianças concluíram que as algas eram comestíveis,  através da degustação das esferas de gelatina conseguidas a partir do ágar-ágar.
Ficaram ainda mais conscientes da importância dos recursos provenientes dos oceanos e da necessidade de os preservarmos.


Atividade prática laboratorial a partir da questão-problema: As algas comem-se?
As crianças dos jardins de infância produziram gelatina usando o ágar-ágar das algas vermelhas.Nesta atividade trabalhou-se a literacia dos oceanos.



Dinamização de um teatro de fantoches, a partir do conto Dom Plástico, de Maria José Moreno, inserido no livro Contos da D. Terra.



Viajar nas histórias




Dando continuidade ao projeto em 2018/2019, as educadoras da equipa da BE  teatralizaram a história Grande e Pequeno de Elizabeth Bennet junto das crianças do pré-escolar e do 1.º ano do agrupamento. Uma história de amizade e entreajuda entre um ratinho e um urso. As crianças Adoraram!






Leitura do livro A árvore da escola de Antonio Sandoval para os meninos do 1.º ciclo das bibliotecas de Merelim S. Pedro e S. Paio.



2017/2018  

Era uma vez... com ciência




Dinamização da história "Ovos Misteriosos" pela equipa da BE de Luísa Ducla Soares seguida da prática laboratorial " Como se fazem ovos extraterrestres?" pelos docentes de Ciências.
Registo das atividades das práticas laboratoriais

Viajar nas histórias


Dinamização da história"Salto, saltinho, saltão - Cantor de Vocação" de Júlio Borges por uma contadora de histórias nos jardins de infância.


Sessão de leitura encenada pela equipa da BE do livro "Alex, o ratinho de corda" de Leo Lionni nos jardins de infância.


Dinamização da história "O meu livro" de Pedro Reisinho pela equipa da BE para os alunos do 1.º ano.


Momentos de leitura autónoma.

Ao longo do ano foram sistemáticos os momentos de leitura autónoma e de atividades lúdicas de contacto com livros nos jardins de infância.